sábado, 13 de fevereiro de 2021

Molotof

 



8 claras de ovos
8 c. de sopa de açúcar
1 c. sopa mal cheia, de maizena
1 c. de chá de fermento Royal
Caramelo líquido

Doce de ovos
8 gemas
280 g de açúcar
250 ml de água
1 casquinha de limão


Separe as claras das gemas.


Comece por fazer o doce de ovos:Leve ao lume num tachinho, a água com o açúcar e a casca de limão. Assim que ferver, mantenha por mais 5 minutos, enquanto vai mexendo. Retire a calda do lume e deixe arrefecer mas sem a casca de limão. Passe as 8 gemas por uma peneira e assim que a calda estiver morna misture-as bem. Leve de novo ao lume mexendo sempre, até começar a engrossar. Retire, mexa mais um pouco e deixe arrefecer.



Unte muito bem o fundo e paredes da forma, com caramelo líquido. Reserve.Deite as claras numa taça bem limpa e seca, juntamente com a pitada de sal e bata até ficarem em castelo firme. Depois e aos poucos, vá adicionado as colheres de açúcar, batendo bem até ficar em merengue.
Por fim, adicione a colher de maizena, o fermento (segredinho que a minha amiga Fernanda me confidenciou), e o caramelo e bata mais um pouco.
Deite as claras na forma e espalhe com a ajuda de uma colher, batendo de seguida com a forma na bancada de modo a que não fiquem bolhas de ar no molotof.
Pré-aqueça o forno a 180º C e coloque a forma lá dentro sobre um tabuleiro com um pouco de água. Deixe cozer durante 8 minutos (um minuto por cada clara).
Passado esse tempo apague e sem abrir a porta, mantenha dentro o molotof por cerca de 30 minutos para que este repouse e não baixe (nunca mas nunca abra o forno).

Na hora de servir, cubra o Molotof com o doce de ovos.

 

Fonte original todos os direitos reservados a: https://receitasimplesecomocoracao.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário