Ingredientes:
60 g de manteiga ou margarina
200 g de farinha (pode ser metade integral embora nunca tenha feito com as duas farinhas por isso não sei se a massa ficará mais pesada uma vez que a integral é um pouco mais densa do que a branca)
90 g de açúcar de preferência em pó (usei amarelo)
1 colher de chá de canela ou baunilha
60g de cenoura ralada
Não, não me esqueci dos ovos!|
Preparação:
No Robot:
Pulverizar o açúcar (usei amarelo e pulverizei-o), alguns segundos na velocidade 9. Juntar a cenoura e triturar. Adicionar os restantes ingredientes e amassar: 15 s /V 5.
Fazer uma bola embrulhar em película aderente e levar ao frio durante uns 20 m.
Manualmente;
Ralar a cenoura, juntar o açúcar e a manteiga. Misturar bem. Juntar a farinha e a baunilha. Se notar que a massa está muito dura basta juntar um pouco de sumo de limão ou laranja.
Para estender pode usar duas folhas de papel vegetal (a massa fica entre as duas) e assim nunca se vai pegar ao rolo nem à bancada. Mas eu não fiz assim, claro, porque dá uma trabalheira: tirar o rolo da gaveta, cortar duas folhas, pôr a massa entre as duas... não! Vou tirando pequenos pedaços de massa e estendo na bancada, se for preciso polvilho com um pouco de farinha. Nunca estendo a massa toda de uma vez.
Pré aqueça o forno a 180º. Corte a bolachas da forma que quiser e ponha no tabuleiro forrado com papel vegetal ou untado e polvilhado com farinha. Opto sempre por forrar com papel porque me facilita imenso, pois no final não tenho que lavar o tabuleiro e é menos gordura que fica nas bolachas.
O tempo de cozedura varia de forno para forno, mas não se esqueçam que cozem rápido. Costumo marcar no relógio 13 minutos e a partir daí fico mais atenta.
Fonte original todos os direitos reservados a:
http://asemedomartinho.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário