Ingredientes
Massa:
200 g de farinha (tipo 55); 1 gema; 60 g de açúcar (usei amarelo); 1 colher de chá de essência de baunilha; raspa de 1 limão; 125 g de manteiga ou margarina; farinha para estender a massa; 30 g de açúcar em pó para polvilhar (não polvilhei);
Recheio:
100 g de geleia de groselha; 2 colheres de sobremesa de rum
A minha versão: geleia de marmelo fervida com uma colher de chá de agar agar.
Preparação:
Na bimby: Colocar todos os ingredientes da massa no copo e programar: 15 segundos / Vel 5
Manual: Peneire a farinha numa superfície de trabalho formando um pequeno monte. Faça um buraco no centro e adicione a margarina, a gema, o açúcar, a baunilha e a raspa de limão. Amasse todos os ingredientes atá obter uma massa homogénea (não é necessário amassar demasiado). Enrole em película aderente e leve ao frio durante 1 hora.
No caso de usar a geleia com groselha e o rum é agora que os mistura.
Vamos agora tratar das bolachinhas: tirar do frio polvilhar com farinha a superfície que vai servir para estender a massa. A massa tem tendência a grudar pelo que temos que estar sempre a polvilhar. Estenda pequenas porções de cada vez para ser mais fácil. Não corte muito fina nem demasiado grossa. Use um corta massas redondo ou um copo se for o caso de não ter o corta massas.
Para fazer o buraco no centro improvisei por que não tinha uma ferramenta específica.
O número de bolachas depende do tamanho do corta massas como dobrei a receita fiz 60. 30 com buraco e 30 sem buraco obviamente.
Vão ao forno aquecido a 200º (nunca aqueço a 200º porque tenho receio que se queimem, marco sempre um pouco menos). As bolachas cozem entre 8 a 12 minutos porque depende muito do forno.
Deixe arrefecer.
Como usei a geleia de marmelo e não queria que esta escorresse das bolachas, aqueci num tacho uma porção e como foi a olho, fiz esta operação por 2 vezes. Depois da geleia estar no tacho no fogão juntei uma colher de café de agar agar e deixei ferver 2 minutos. A proporção do agar em relação ao líquido é de 1 colher de chá para 1 litro. Mas aqui fiz ao calhas porque a ideia era que a geleia ficasse sólida para que permanecesse no centro da bolacha. Claro que só solidificou completamente depois de arrefecer.
Depois das bolachas arrefecerem pincelar as que não têm buraco e colocar por cima de cada uma as que têm buraco depois é só preencher com o geleia.
Se quiserem podem polvilhar com açúcar em pó as antes de pôr a geleia no centro. se puserem o açúcar depois da geleia esta vai ficar branca e não fica bonito.
Fonte original todos os direitos reservados:
http://asemedomartinho.blogspot.com

Sem comentários:
Enviar um comentário